Como uma extensão natural de nossa conexão com a Hungria e suas tradições (e.g., língua, história, música, culinária etc.), a aventura da família Altit e seus integrantes, Michael Altit, advogado em São Paulo, neto e filho de imigrantes húngaros, sua esposa Mônica e seus filhos (Fernando e Carolina), curadores do canil Emek Hayarden (Vale do Jordão), com os cães da raça Kuvasz (plural Kuvaszok) iniciou-se em 2015.
Nosso canil encontra-se localizado em nossa residência, não possui baias, mas sim, um jardim com 800 m2 no qual nossos cães brincam e se exercitam. A rotina e manejo diário dos cães é organizado com a ajuda de cuidadores (fixos e temporários) e inclui socialização – muito importante para a raça – passeios regulares (na rua e na propriedade), alimentação e acompanhamento veterinário.
Nossos cães são parte de nossa família. Nosso plantel é hoje integrado por 7 cães: 2 padreadores (Nádas-Kincse Delceg Gege e Nádas-Kincse Gobe), importados da Hungria e provenientes do canil Nádas-Kincse Kuvasz Kennel, e 4 fêmeas Nina Prince of the Dogs, Golda Szenes Prince of the Dogs, Emek Hayarden Chlóe e, também importada da Hungria, Nádas-Kincse Csini, advinda também do canil Nádas-Kincse Kuvasz Kennel.
Nascida em junho de 2015, Nina possui importante histórico de sucesso em exposições nacionais e internacionais, sagrando-se campeã Brasileira, Argentina e Uruguaia e melhor Kuvasz do Brasil nos rankings da CBKC e do Dog Show em 2016. Em 2021 Nina sagrou-se também campeã americana, feito inédito para um Kuvasz nascido no Brasil.
Já Golda Szenes Prince of the Dogs, nascida em abril de 2016, foi a melhor Kuvasz do Brasil pelos rankings da Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC e Dogshow em 2017, sagrando-se, também, campeã Uruguaia.
Recentemente, Emek Hayarden Etéd Frosty Lofranco e Emek Hayarden Erdély Simba Lofranco, nascidos em 16 de novembro de 2021, passaram a integrar nosso canil. Ambos são advindos do êxito no processo de inseminação realizado nos EUA de nossa campeã Nina Prince of the Dogs com o sêmen congelado do macho Lofranco’s Zar of Gem-Mar, falecido há mais de 25 anos e de propriedade de Darla Lofranco, curadora do importante canil Lofranco no Canada. Darla dedica-se à criação da raça Kuvasz há mais de 40 anos. Zar é filho de Kurucz Bátor (macho) e Gödöllőkert Avar Tisza (fêmea), importados por Darla para o Canadá nos anos 1990. Kurucz Bátor e Gödöllőkert Avar Tisza e, consequentemente, Zar, carregam a herança genética de importantes linhas de sangue de Kuvazok que não existem mais ou simplesmente foram diluídas ao longo dos anos. Esperamos que o nascimento de Emek Hayarden Erdély Simba Lofranco e Emek Hayarden Etéd Frosty Lofranco permita a recuperação direta desta herança genética. Vide a Seção Nossos Cães, Machos e Emek Hayarden Etéd Frosty Lofranco para detalhes desta história.
(i) displasia coxo femural, também denominada Hip Dysplasia, Hüftgelenksdysplasie ou, simplesmente “HD”, doença na maioria das vezes hereditária, que altera e afeta as conexões ósseas e articulares de animais, particularmente cães de grande porte, como é o caso do Kuvasz;
(ii) osteocondrite dissecante da cabeça do úmero, também denominada Osteochondritis dissecans, Osteochondrosis dissecans des Schultergelenks ou, simplesmente, “OCD”, que se caracteriza como uma das manifestações clínicas da osteocondrose, representando condição patológica da cartilagem articular resultante de distúrbio da ossificação endocondral, que acomete cães de rápido crescimento e especialmente de grande porte; e
(iii) Atrofia Progressiva da Retina, também denominada Progressive Retinal Atrophy, Generalisierte Progressive Retina Atrophie ou, simplesmente, “PRA”, que se caracteriza como um processo lento de degeneração do tecido retinal, de fundo genético, transmitido por genes recessivos.
Na busca pela realização de nossos objetivos, somos assessorados por profissionais competentes com muitos anos de experiência, como, por exemplo, o handler Gerson Trani, proprietário do Canil Gerulani, Fernando Coelho, que atua como veterinário-responsável e é importante criador de cães da raça Pastor-de-Shetland e, por fim, o treinador e educador de animais Elias Oliveira, idealizador da Alternativas Dog Show, uma das mais tradicionais empresas dedicadas ao entretenimento e marketing com cães no Brasil.
O canil Emek Hayarden encontra-se inserido no universo global “Kuvasz”. Conhecemos profundamente a raça e seu padrão e nos preocupamos com sua preservação e desenvolvimento.
Possuímos parcerias com criadores e apreciadores relevantes da raça na Hungria, no Canada, nos EUA e, obviamente, no Brasil. Há clubes e associações de apreciadores da raça na Argentina, nos Estados Unidos (2 clubes!), no Canada, na Alemanha (3 clubes!), na Escandinávia e, obviamente, na Hungria.
Infelizmente descobrimos nos últimos anos que os criadores da raça Kuvasz no Brasil, apesar de poucos, não colaboram, não trocam experiências, mas, pelo contrário, insultam-se. Na própria Hungria, país de origem da raça, o nível de cooperação e articulação entre criadores e associações não pode ser classificado como “ótimo”. Não coadunamos com este tipo de postura. Para nós, o sucesso na criação de cães de raça é um empreendimento coletivo.
Com resultados expressivos, tornamo-nos ao longo dos últimos anos participantes regulares do circuito de exposições no Brasil e no exterior, inscrevendo nossos cães em importantes certames realizados, por exemplo, na Argentina e no Uruguai. Nesse processo de amadurecimento, cães de nosso plantel e criação participaram em 2021, de competições especializadas dedicadas à raça Kuvasz e de eventos “abertos” , as vezes com mais de 3.000 cães inscritos, que fazem parte do calendário regular de exposições nos EUA, considerado o mais organizado e competitivo do mundo.