Hayardem - Criando Kuvasz com amor, critérios e exemplares selecionados

FAQ - Perguntas Frequentes

O komondor também tem sua origem na Hungria, e é conhecido como "o rei dos cães de pastoreio húngaros". O Komondor se destaca pelo tamanho gigante e pela pelagem abundante e encordoada. Estas características fazem com que seja um cão realmente impressionante. 

O Kuvasv é menor do que o komondor e a pelagem tem um aspecto e textura totalmente diferente.

Ambos faz parte do patrimônio histórico e cultural do povo húngaro.

O KUvasz é um cão muito observador e atento na função de guarda e normalmente não late à toa.

É um cão bastante territorialista e não admite invasões de seu território, especialmente durante a noite.

Embora tenham aparência de “urso de pelúcia”, Kuvasz são cães rústicos, selecionados no passado por sua capacidade de trabalhar em condições adversas e resistir a condições extremas. Por não serem uma raça popular, a criação é muito criteriosa e responsável. Sua seleção está baseada, entre outros, nos aspectos de saúde e genética. É importante verificar que o criador tenha controle rigoroso de displasia e conheça o histórico de seus antepassados. Como outras raças, podem apresentar doenças auto-imunes ou alergias. Nenhuma destas doenças, no entanto, é de grande incidência e o Kuvasz pode realmente ser considerado uma raça bastante saudável.

Você terá que conviver com isto, portanto análise muito bem estes aspectos:

  • Kuvasz precisam de escovação: Seu pelo costuma carregar folhas, grama, todo tipo de coisa que se pode encontrar em um jardim para dentro de casa. Nada bom para quem se preocupa excessivamente com limpeza. Embora tenham aspecto de “urso de pelúcia”, são seres vivos e precisam de liberdade.
  • Kuvasz são cães ativos e precisam se exercitar e brincar
  • Kuvasz precisam de contato com a família. Não são definitivamente o tipo de cão que viveria feliz estando o tempo todo do lado de fora da casa e encontrando com seu dono esporadicamente.
  • Kuvasz são muito inteligentes e precisam de treinamento e pulso firme ou terão o controle da situação, como melhor lhes convir. Pulso firme, no entanto, não significa gritos e agressões, pois respondem somente a reforço positivo e tratamento digno. Se você gritar com seu cão ele ficará ainda mais confuso, desorientado e não aprenderá nada.
  • Kuvasz  amam a vida e gostam de pular e brincar. A maioria não hesitará em pular no sofá ao lado de sua visita, mesmo que seja óbvio que ele não caberá naquele pequeno espaço. Acredite, ele caberá! Portanto, se o comportamento não lhe agrada, será necessário treinamento ou... outra raça.

Até em função do seu passado de pastor, o Kuvasz costuma relacionar-se muito bem com outros cães e animais.

Com crianças, normalmente, são bastante tolerantes, mas por se tratarem de cães grandes, é importante que sempre haja uma supervisão das brincadeiras para que não aconteçam acidentes. É importante também que eles tenham sido acostumados à presença delas desde cedo e que as crianças sejam orientadas a brincar de forma adequada com os cães desde filhotes.


Com certeza não é o melhor lugar para um Kuvasz, pois são cães ativos e que gostam de espaço. No entanto, é um cão bastante adaptável, e passeios, uma boa caminhada e alguns exercícios podem suprir suas necessidades.

Lembre-se que o Kuvasz não é o cão ideal para quem não aprecia a vida ao ar livre. Kuvasz amam a natureza e vê-los ao vento, seu pelo voando e seu olhar de prazer é simplesmente um espetáculo. 

Se o cão viver em um apartamento, o ideal e necessário é aproveitar o final de semana para uma boa caminhada por um parque, e um local onde o cão possa passear e correr livremente.

Apesar do pelo farto e denso, a pelagem do Kuvasz é relativamente simples de ser mantida, necessitando apenas de uma escovação semanal para retirar os pelos mortos e a sujeira. Os banhos devem ser o menos freqüentes possível, a fim de que o cão não perca a oleosidade natural que protege pele e pelo.

Assim como todas as raças, o Kuvasz costuma perder mais pelo nas mudanças climáticas especialmente quando o clima esquenta. Nesta ocasião costuma perder o sub-pelo e as escovações ajudam neste processo.

Compartilhe:

USAMOS E RECOMENDAMOS:




Filiado: